resenha

[Resenha] A Ascensão dos Dragões, de Morgan Rice

setembro 11, 2017

Nome: A Ascensão dos Dragões | Autora: Morgan Rice | Gênero: Fantasia | Editora: Amazon | Ano: 2015 | Páginas: 332
Sinopse: Kyra, 15 anos, sonha em se tornar uma guerreira famosa, como seu pai, embora ela seja a única garota em uma fortaleza de meninos. Enquanto luta para entender suas habilidades especiais, - sua misteriosa força interior, ela percebe que é diferente dos demais. Mas um segredo quanto ao seu nascimento e sobre uma profecia está sendo guardado, deixando Kyra se perguntando quem ela realmente é.
Quando Kyra atinge a idade prevista e um senhor local se aproxima para levá-la embora, seu pai planeja realizar um casamento para salvá-la. Mas Kyra se recusa, e começa sua própria jornada, por uma floresta perigosa, onde ela encontra um dragão ferido - e inicia uma série de eventos que mudarão o reino para sempre.
Enquanto isso, Alec, um garoto de 15 anos, se sacrifica pelo irmão, assumindo o seu lugar durante a convocação e sendo levado para as Chamas, uma parede de fogo com cem metros de altura, pra impedir o avanço do exército de trolls em direção ao Ocidente. Do outro lado do reino, Merk, um mercenário que luta para deixar seu passado para trás, atravessa a floresta em busca de se tornar um Vigilante das Torres e ajudar a proteger a Espada de Fogo, a fonte de todo o poder mágico do reino. Mas os Trolls também querem a Espada - e se preparam para uma invasão em massa que poderia destruir o reino para sempre.
Com esta forte atmosfera e personagens complexos, A ASCENSÃO DOS DRAGÕES é uma saga de cavaleiros e guerreiros, reis e senhores, honra e coragem - uma história mágica, repleta de monstros e dragões. É uma história de amor e corações partidos; de decepções, ambição e traições. O melhor do gênero de fantasia, levando os leitores de todas as idades a um mundo que nunca será esquecido.
Trecho Preferido: "A vida é tão frágil, preservá-la não seria um desafio maior do que tirá-la?"

Esse livro eu comecei a ler, parei por um tempo e depois voltei à leitura. Não por estar entediante, mas pela ressaca que passei de não conseguir terminar nenhum livro. A Ascensão dos Dragões foi meu primeiro contato com a escrita de Morgan Rice e gostei de cara de alguns aspectos e me incomodei com outros. Ótima história, uma boa escrita, mas uma péssima revisão (e a capa também não é das melhores, na minha opinião).

O que mais gostei foi o fato de termos uma protagonista feminina e bastante jovem com uma personalidade extremamente forte, uma tremenda determinação e muita ousadia. Kyra tem quinze anos e sonha em se tornar uma guerreira, ainda que seja a única menina em meio a tantos homens. Gostei muito da abordagem da autora, fazendo a menina questionar porque ela não poderia ser uma guerreira se lutava melhor que muitos homens treinados.

No meio dessa busca pelo seu sonho, ela vai percebendo que é diferente e descobre que escondem segredos sobre seu passado, algo com a sua mãe. Após alguns acontecimentos, ela acaba se perguntando quem realmente é. Quando o governante deseja tomá-la para si, seu pai decide fazer um casamento antes que o tirano possa levá-la, mas Kyra não quer e foge. Nessa fuga, ela encontra um dragão ferido e decide ajudá-lo. Então ela começa a ver a força que nem imaginava ter, o poder adormecido dentro dela.

"- Tem certeza que você é uma menina e não um guerreiro? - pergunta Vidar.
- Eu não posso ser os dois? - ela responde."

Além de Kyra, temos outros pontos de vista na história. Alec é o caçula de uma família humilde, também com quinze anos, ele se voluntaria no lugar de seu irmão (oi, Katniss) para servir nas Chamas (um lugar que protege o Ocidente da invasão de Trolls). Merk é um assassino mercenário que quer deixar o passado para trás e ser um Vigilante das Chamas. E o reino ainda sofre a ameaça da invasão dos Trolls, que tentam a qualquer custo encontrar uma forma de atravessar seu exército sem serem queimados pela parede de chamas. No decorrer da série, todos eles devem se encontrar de alguma maneira e estou curiosa para saber o papel de cada um na trama.

E tudo se encaminha para uma grande guerra, com direito a exércitos enormes, gigantes, guerreiros extremamente bem treinados e, é claro, dragões! Esse primeiro livro da série Reis e Feiticeiros foi apenas um gostinho do que estar por vir, uma apresentação do mundo, como é de praxe nos primeiros livros das sagas num geral.

"Ela preferia morrer ali fora no frio e na neve do que viver uma vida que outras pessoas tinham planejado para ela."

Apesar da ideia do livro e da narrativa serem criativas e muito interessantes, o livro precisa de uma revisão urgente, principalmente, por ser um livro estrangeiro, acho que a tradução deixou a desejar. A frequência de erros era tanta que começou a atrapalhar a leitura e irritar, pois eram erros que com uma revisão superficial poderiam ser consertados. Além disso, achei a capa um pouco desleixada, a ideia é bacana, mas ficou um trabalho meio amador. Pelo que pesquisei, Morgan é uma autora independente, talvez ela mesma faça as capas e por isso essa minha impressão, mas acho que um pouco mais de capricho não faria mal.

A Ascensão dos Dragões é um livro de fantasia que inicia uma saga que tem tudo para ter uma boa história. Eu gostei da proposta da Morgan, das críticas que ela faz ao longo da trama e da forma como ela abordou, apesar dos erros de revisões e das poucas coisas que poderiam ser trabalhadas de uma forma melhor, como a explicação de certos pontos. Mas pode ser que nos próximos volumes a autora aborde melhor os aspectos do mundo que não abordou nesse primeiro.

"Ter certeza sobre as coisas na vida, ele percebe, é fácil; questionar as coisas é que é difícil."

O bom desse livro é que o e-bookse encontra de graça na Amazon e se você quiser ler, é só ter uma conta lá e colocar no seu aplicativo Kindle. Aliás, ideia genial de colocar o primeiro livro das séries de graça para conquistar os leitores e depois fazer com que eles comprem o resto da saga, realmente uma ótima estratégia.

E você, já leu algum livro da Morgan Rice? Qual o melhor, na sua opinião?

Que a força esteja a seu favor! Não se esqueça de clicar em SEGUIR na coluna da direita do blog em "SEGUIDORES" e também de nos acompanhar nas nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | Twitter | Youtube
Obrigada por tudo! Compartilhe e volte sempre! #desaparatei

0 comentários

ASSISTA AOS VÍDEOS DO NOSSO CANAL E SE INSCREVA!