resenha

[Resenha] Coletânea de contos "Metamorfoses"

março 13, 2017

Nome: Metamorfoses | Autor: Vários autores | Gênero: Contos | Editora: Editora Metamorfose | Ano: 2016 | Páginas: 134

Sinopse: Nos contos reunidos nesta coletânea os autores e autoras também foram desafiados a criar as suas ficções a partir da frase de abertura de “A Metamorfose”, que vem encantando e fisgando gerações de leitores há mais de cem anos. Eles tiveram que mergulhar no seu próprio sonho kafkiano, e libertar, resgatar, um Outro, um personagem. Um personagem até então resguardado no oculto dos desejos, no reprimido das fantasias, nos limites das tensões, no tragicômico do cotidiano, e realizar a catarse dos sentimentos através da arte literária.


Resenha:


Recebi de presente da Kátia Regina Souza um exemplar desta coletânea, na qual um dos contos foi escrito por ela (obrigada ). Metamorfoses é uma coletânea de contos inspirados na novela de Franz Kafka “A metamorfose”. Cada um do seu jeito, os autores reescreveram a famosa frase de Kafka no início de seus contos:

“Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de seus sonhos intranquilos, encontrou-se metamorfoseado num inseto monstruoso.”

Skoob
O livro possui 24 contos, todos começando com essa frase, variando os personagens e no que eles se transformavam. Criatividade não faltou. Tampouco qualidade na escrita e na força e sutileza das críticas entranhadas nas palavras.

Tiveram dois contos em especial, que eu gostei bastante pela mensagem passada e da forma que foi escrito. Torna-se Mulher, da Kátia Regina Souza — parceira do blog, de quem sou fã da escrita e da pessoa que ela é (juro que não estou puxando saco, é na sinceridade mesmo haha) — e Casulo, da Maurícia Mees.
Estes dois contos falaram de mulheres, uma transformada num “pequeno inseto” e outra numa joaninha. Achei geniais as analogias, as histórias, as críticas passadas… Foram os que mais me tocaram, digamos assim. O que não quer dizer que os outros contos estejam abaixo destes, claro que não. Todos os autores estão de parabéns! O que quis dizer foi que os dois contos citados aqui foram os que mais conversaram comigo.

E uma dica para quem for ler: não leia muito rápido, saboreie a leitura de cada conto. Eu cometi o erro de ler uns cinco contos em sequência. Acho que me cansei um pouco desse jeito e não aproveitei bem tudo que eles tinham a oferecer.

Anyway, o livro foi muito bem feito e bem organizado, tanto a aparência quanto o conteúdo estão excelentes. Vale a pena a leitura!

Não esqueça de seguir o blog para acompanhar nossas postagens. Também tem nossas redes sociais:


Que a força esteja a seu favor! Não se esqueça de clicar em SEGUIR na coluna da direita do blog em "SEGUIDORES" e também de nos acompanhar nas nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | Twitter | Youtube
Obrigada por tudo! Compartilhe e volte sempre! #desaparatei

0 comentários

ASSISTA AOS VÍDEOS DO NOSSO CANAL E SE INSCREVA!